Atividades extra-curriculares

Local: Piscinas Municipais de Anadia

 

Objetivos Gerais:

  1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas:

            - equilíbrio

            - respiração

            - imersão

            - propulsão

            - salto

 

  1. Cooperar com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação com os colegas e professor.

      3. Participar com empenho no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de atividades, procurando realizar as ações adequadas com correção e oportunidade.

 

Níveis de Aprendizagem:

Nível 1 – Sensibilização e Adaptação ao meio aquático

Nível 2 – Adaptação ao meio aquático e aquisição de uma coordenação elaborada nas técnicas de nado alternadas

Nível 3 – Aquisição de uma coordenação elaborada nas técnicas de nado alternadas e aquisição de uma coordenação rudimentar na técnica de bruços

Nível 4 – Coordenação estabilizada das técnicas de nado alternadas, aquisição de uma coordenação elaborada nas técnicas de nado simultâneas e Técnica de partidas e viragens.

 

            Neste planeamento, os alunos são distribuídos de acordo com os níveis apresentados nas primeiras aulas, de modo a que a sua progressão e rendimento sejam mais corretos e efetivos.

 

O projeto de patinagem no Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores encontra-se ligado à Escola de Patinagem da Secção de Hóquei em Patins do Anadia FC.

Atualmente, no CSMAM, é lecionada uma aula semanal aos grupos considerados necessários e viáveis no início de cada ano letivo.

Objetivos

Com a atividade de iniciação à patinagem pretendemos proporcionar às crianças a aprendizagem de um meio de locomoção diferente e muito motivante, a prática de atividade física e lúdica, o desenvolvimento da capacidade de sociabilização e cooperação, a aquisição de regras sobre o saber ser e saber fazer.

A segurança e a característica lúdica da atividade são os pontos centrais das aulas.

Objetivos gerais

  • Promover a atividade física orientada, regular e vocacionada para a promoção da saúde e bem-estar da população infantil; Adquirir hábitos lúdico-desportivos;
  • Proporcionar um desenvolvimento global das crianças nos domínios cognitivo, psicomotor e socioafetivo;
  • Sensibilizar os jovens para a aprendizagem da patinagem e posteriormente do Hóquei em Patins.

Objetivos específicos

Domínio Psicomotor

  • Elevar o nível funcional das capacidades funcionais e coordenativas gerais;
  • Implementar e reforçar o gosto pela atividade física e desportiva em espaços diversificados;
  • Início e desenvolvimento da patinagem.

Domínio Cognitivo

  • Conhecimento dos principais gestos técnicos da patinagem;
  • Conhecimento das regras de segurança;
  • Conhecimento da forma de utilizar o material.

Domínio Socioafetivo

  • Promover um espírito de cooperação e convívio entre os participantes;
  • Desenvolver e reforçar o espírito de entreajuda, cooperação e participação de uma forma empenhada, alegre, divertida e gratificante;
  • Promover a autonomia e a perseverança da criança dentro do contexto escolar;
  • O aluno participa nas aulas com o máximo empenho e boa disposição, assumindo uma relação cordial para com o professor e colegas.

Conteúdos a abordar

Conteúdos

Nível

Regras de segurança

Nível introdutório

Procedimentos para calçar os patins

Levantar e saber cair

Posição básica de equilíbrio

Marcar passo “Marchar”

Circuito com transposição de obstáculos sem deslize

Pequenos saltos sem deslocamento

“Carrinho”

Nível Básico

Patinagem retilínea

Agachar e levantar em deslocamento

Oitos para a frente

Curvas com patins semiparalelos

Nível Elementar

Pequenos saltos com deslocamento

Travagem em “T” ou um “L”

 

Yoga - uma forma de ser e estar na vida!

  Nas nossas  aulas de Yoga mais  do que  posturas  aprendemos a conhecer, amar e respeitar -nos, porque só amando a nós próprios podemos amar e respeitar os outros e o mundo que nos rodeia. Começa sempre tudo por nós!

 Com as posturas dois a dois e em grupo, exploramos o sentimento de empatia o que significa aprender a respeitar os sentimentos dos outros. Com as massagens mimamos e aprendemos a amar o nosso corpo. Com os exercícios de respiração e relaxamento aprendemos a acalmar o nosso coração.

Com a execução de posturas associadas a elementos da natureza (animais, plantas, árvores, etc.),para além de desenvolver a nossa coordenação e flexibilidade motora, despertamos a nossa sensibilidade e respeito ecológico pelo nosso planeta. Misturamos tapetes coloridos/creme com cheiro de morango e chocolate,/ bolas de sabão/ música e torna-mos a prática de Yoga uma atividade alegre, divertida, tranquila e muito pedagógica.

Tudo isto contribui para que nos tornemos seres humanos mais conscientes, harmoniosos e felizes, que é um dos principais objetivos dos praticantes do ioga!

Namasté a todos!

 

Anabela Marques-Educadora de Infância e Instrutora de Yoga para crianças