Esta atividade extracurricular é semanal e é dirigida às crianças do Pré-escolar e do CATL.
O Ballet Clássico é um estilo de dança com imensas vantagens para o desenvolvimento das crianças.
O ballet é a base de todos os estilos de dança desde a dança contemporânea, ao jazz ou até mesmo o Hip-Hop.
Todos os estilos têm uma base em comum no ballet que, dentro do próprio ballet tem vários estilos diferentes desde o russo, ao inglês, americano, moderno, etc, todos com a sua particularidade única.
Para além das imensas vantagens físicas como a postura, coordenação, agilidade, etc, esta modalidade é uma ótima ferramenta para desenvolver a atenção, disciplina, rigor, responsabilidade, capacidade de memorização, determinação entre outros.
Ainda desenvolve a musicalidade e a capacidade de realizar e pensar em várias tarefas ao mesmo tempo.
Os benefícios são imensos e muitos mais dos aqui enumerados mas tudo isto é aliado a exercícios divertidos e apropriados a cada faixa etária para que aprendam de uma forma natural e simples os elaborados passos enquanto se divertem sem perceberem que estão a aprender.
Os exercícios e a sua dificuldade, complexidade e rigor dos movimentos vai evoluindo com os alunos conforme eles vão crescendo, acompanhando o seu desenvolvimento cognitivo e motor, culminando numa modalidade lindíssima.
Em parceria com a Escola de Bailado de Anadia, todas as quartas-feiras decorre no CSMAM a atividade de Dança Criativa, dirigida a crianças dos 2 aos 4 anos de idade.
Esta é uma atividade que prima por uma educação motora consciente e global, que serve como impulsionadora de disciplina, rigor técnico, postura, autoconfiança, criatividade, socialização, espírito de equipa e entreajuda.
A partir dos 4 anos, qualquer aluno da instituição que ingresse na Escola de bailado de Anadia, tem um desconto de 50% no valor da inscrição.
“Andámos nas pontas dos pés como princesas, marchámos como príncipes, saltamos como kangurus e rodopiámos como bailarinas.”
Parceria com ROYAL SCHOOL OF LANGUAGES
Esta atividade extracurricular é semanal e é dirigida às crianças do Pré-escolar e do CATL.
"De pequenino se aprende línguas!
Estudos confirmam que crianças bilingues desenvolvem mais certas funções cerebrais, como a memória, ao invés das que conhecem apenas um idioma.
As vantagens são imensas e, na ROYAL SCHOOL OF LANGUAGES, acreditamos que os benefícios da aprendizagem de uma nova língua vão muito para além do desenvolvimento cognitivo da criança.
Aprender a comunicar noutra língua e ter, naturalmente, contacto com outra cultura que não a sua, poderá representar uma mais-valia no desenvolvimento comportamental e na construção do carácter da criança.
O efeito da globalização veio dar um novo poder à comunicação e, atualmente, comunicar é mesmo uma das chaves para o sucesso e para a felicidade. É por isso que, aqui, sabemos que de pequenino se aprende um novo idioma."
ROYAL SCHOOL OF LANGUAGES
Local: Piscinas Municipais de Anadia
Objetivos Gerais:
- Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas:
- equilíbrio
- respiração
- imersão
- propulsão
- salto
- Cooperar com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação com os colegas e professor.
3. Participar com empenho no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de atividades, procurando realizar as ações adequadas com correção e oportunidade.
Níveis de Aprendizagem:
Nível 1 – Sensibilização e Adaptação ao meio aquático
Nível 2 – Adaptação ao meio aquático e aquisição de uma coordenação elaborada nas técnicas de nado alternadas
Nível 3 – Aquisição de uma coordenação elaborada nas técnicas de nado alternadas e aquisição de uma coordenação rudimentar na técnica de bruços
Nível 4 – Coordenação estabilizada das técnicas de nado alternadas, aquisição de uma coordenação elaborada nas técnicas de nado simultâneas e Técnica de partidas e viragens.
Neste planeamento, os alunos são distribuídos de acordo com os níveis apresentados nas primeiras aulas, de modo a que a sua progressão e rendimento sejam mais corretos e efetivos.
O projeto de patinagem no Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores encontra-se ligado à Escola de Patinagem da Secção de Hóquei em Patins do Anadia FC.
Atualmente, no CSMAM, é lecionada uma aula semanal aos grupos considerados necessários e viáveis no início de cada ano letivo.
Objetivos
Com a atividade de iniciação à patinagem pretendemos proporcionar às crianças a aprendizagem de um meio de locomoção diferente e muito motivante, a prática de atividade física e lúdica, o desenvolvimento da capacidade de sociabilização e cooperação, a aquisição de regras sobre o saber ser e saber fazer.
A segurança e a característica lúdica da atividade são os pontos centrais das aulas.
Objetivos gerais
- Promover a atividade física orientada, regular e vocacionada para a promoção da saúde e bem-estar da população infantil; Adquirir hábitos lúdico-desportivos;
- Proporcionar um desenvolvimento global das crianças nos domínios cognitivo, psicomotor e socioafetivo;
- Sensibilizar os jovens para a aprendizagem da patinagem e posteriormente do Hóquei em Patins.
Objetivos específicos
Domínio Psicomotor
- Elevar o nível funcional das capacidades funcionais e coordenativas gerais;
- Implementar e reforçar o gosto pela atividade física e desportiva em espaços diversificados;
- Início e desenvolvimento da patinagem.
Domínio Cognitivo
- Conhecimento dos principais gestos técnicos da patinagem;
- Conhecimento das regras de segurança;
- Conhecimento da forma de utilizar o material.
Domínio Socioafetivo
- Promover um espírito de cooperação e convívio entre os participantes;
- Desenvolver e reforçar o espírito de entreajuda, cooperação e participação de uma forma empenhada, alegre, divertida e gratificante;
- Promover a autonomia e a perseverança da criança dentro do contexto escolar;
- O aluno participa nas aulas com o máximo empenho e boa disposição, assumindo uma relação cordial para com o professor e colegas.
Conteúdos a abordar
Conteúdos |
Nível |
Regras de segurança |
Nível introdutório |
Procedimentos para calçar os patins |
|
Levantar e saber cair |
|
Posição básica de equilíbrio |
|
Marcar passo “Marchar” |
|
Circuito com transposição de obstáculos sem deslize |
|
Pequenos saltos sem deslocamento |
|
“Carrinho” |
Nível Básico |
Patinagem retilínea |
|
Agachar e levantar em deslocamento |
|
Oitos para a frente |
|
Curvas com patins semiparalelos |
Nível Elementar |
Pequenos saltos com deslocamento |
|
Travagem em “T” ou um “L” |
Esta atividade extracurricular é semanal e é dirigida às crianças do Pré-escolar e do CATL.
A Patinagem Artística é um desporto multifacetado que alia uma parte desportiva a uma parte artística, num desporto único e de uma beleza singular.
A Patinagem artística tem várias vertentes como a patinagem livre individual ou de pares (pares artísticos), o solo dance individual e os pares de dança e o show e precisão (patinagem de grupo).
A patinagem ajuda muito no equilíbrio e coordenação em todas as idades, trabalhando também a postura, musicalidade, determinação, entre outros.
Promove um estilo de vida ativo e saudável aliado à diversão e a uma sensação e liberdade que se sente quando se anda de patins.
As vantagens são muitas e o resultado final muito recompensador em todos os aspetos.
Yoga - uma forma de ser e estar na vida!
Nas nossas aulas de Yoga mais do que posturas aprendemos a conhecer, amar e respeitar -nos, porque só amando a nós próprios podemos amar e respeitar os outros e o mundo que nos rodeia. Começa sempre tudo por nós!
Com as posturas dois a dois e em grupo, exploramos o sentimento de empatia o que significa aprender a respeitar os sentimentos dos outros. Com as massagens mimamos e aprendemos a amar o nosso corpo. Com os exercícios de respiração e relaxamento aprendemos a acalmar o nosso coração.
Com a execução de posturas associadas a elementos da natureza (animais, plantas, árvores, etc.),para além de desenvolver a nossa coordenação e flexibilidade motora, despertamos a nossa sensibilidade e respeito ecológico pelo nosso planeta. Misturamos tapetes coloridos/creme com cheiro de morango e chocolate,/ bolas de sabão/ música e torna-mos a prática de Yoga uma atividade alegre, divertida, tranquila e muito pedagógica.
Tudo isto contribui para que nos tornemos seres humanos mais conscientes, harmoniosos e felizes, que é um dos principais objetivos dos praticantes do ioga!
Namasté a todos!
Anabela Marques-Educadora de Infância e Instrutora de Yoga para crianças