A educação pré-escolar cria condições para o sucesso da aprendizagem de todas as crianças, na medida em que promove a sua auto-estima e autoconfiança e desenvolve competências que permitem que cada criança reconheça as suas possibilidades e progressos.
In Orientações Curriculares
Objetivos da Educação Pré-escolar
Os diversos contextos de educação pré-escolar são, com certeza, o espaço onde as crianças constroem a sua aprendizagem. Deste modo, devemos:
- Favorecer a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança;
- Estimular o seu desenvolvimento global, respeitando as suas características individuais;
- Promover o desenvolvimento pessoal e social de cada criança com base na experiência de uma vida democrática;
- Fomentar a sua inserção nos diversos grupos sociais, tendo em atenção a pluralidade das diferentes culturas, proporcionando um bem estar físico, social e psíquico de cada criança;
- Desenvolver as várias expressões através das múltiplas linguagens;
- Despertar a curiosidade e o espírito crítico;
- Incentivar as famílias a participarem na vida escolar;
- Proceder à despistagem de inadaptações e/ou problemas de desenvolvimento, promovendo uma adequada orientação e encaminhamento da criança.
As salas que constituem a Educação Pré-Escolar
A Educação Pré-escolar é composta por uma sala de 3/4 anos e uma sala de 4/5/6 anos. A Instituição tem um Acordo de Cooperação, estabelecido com o Instituto de Segurança Social, para um total de 44 crianças.
É em cada uma destas salas que se realizam as atividades ditas letivas. No entanto, e a par das mesmas, são também realizadas atividades no exterior, tanto dirigidas como livres.
Temos ainda outro espaço comum, nesta resposta social, e que funciona fora do horário letivo ou seja na componente de apoio à família, designada sala de apoio.