(…) A iniciação musical deve ter como objectivo durante a idade pré-escolar, estimular na criança a capacidade de percepção, sensibilidade, imaginação, criação, bem como age como uma recreação educativa, socializando, disciplinando e desenvolvendo a sua atenção (…)
WINN, 1975, p.32
A Expressão Musical é, sem dúvida hoje, inquestionável para o desenvolvimento global das crianças. As actividades musicais promovem o desenvolvimento cognitivo e sócio-afectivo. A vivência musical contribui para o desenvolvimento de diferentes competências reflectindo-se no modo como a criança pensa, no que pensa e no que produz com o pensamento. Todas as crianças têm potencial para desenvolver as suas capacidades musicais, mesmo as mais pequenas são capazes de desenvolver pensamento crítico através da música. A Expressão Musical permite participar em desafios colectivos e pessoais que irão contribuir para a construção da identidade pessoal e social. Assim, é finalidade da Expressão Musical:
- Desenvolver competências auditivas, utilizando códigos, convenções e terminologias do mundo da música;
- Desenvolver competências vocais e instrumentais diversificadas;
- Desenvolver competências criativas e de experimentação;
- Desenvolver competências no âmbito da interligação da música com outras áreas do saber;
- Desenvolver o pensamento musical.
Objetivos
- Desenvolver a imaginação e a criatividade da criança;
- Aproveitar os contextos e competências da criança realizadas em diferentes contextos formativos, formais e não formais;
- Articular o ensino da música com outras áreas do saber;
- Compreender a música como forma de expressão e de comunicação;
- Adquirir conceitos chave: pulsação, padrões rítmicos, registos graves e agudos, andamentos rápidos e lentos, movimentos sonoros (subir e descer);
- Desenvolver a memória e a acuidade auditiva;
- Estimular a criatividade ao nível da produção sonora;
- Promover a expressão vocal e a afinação;
- Promover o conhecimento de alguns instrumentos musicais.
Competências
- Perceção sonora musical;
- Explorar e identificar elementos da música;
- Identificar auditivamente características rítmicas e melódicas muito simples;
- Identificar auditivamente e visualmente instrumentos musicais.
Interpretação E Comunicação
- Cantar individualmente e em grupo, canções e lengalengas;
- Tocar instrumentos individualmente e em grupo, na interpretação de música instrumental e vocal acompanhada;
- Apresentar e interpretar publicamente, na escola e/ou comunidade, obras vocais e instrumentais.
Criação e Experimentação
- Explorar ideias sonoras e musicais a partir de determinados estímulos temáticos;
- Inventar e criar pequenas composições e acompanhamentos;
- Construção de alguns instrumentos musicais na sala de aula.
Mês | Evento |
Novembro | Dia de S. Martinho |
Dezembro | Natal |
Janeiro | Dia Mundial da Paz Dia de Reis |
Março | Carnaval Dia do Pai Primavera / Dia da Árvore Páscoa |
Abril | Dia Nacional do Livro Infantil |
Maio | Dia da Mãe |
Junho | Dia Mundial da Criança Santos Populares |
Temas | Objetivos | Atividades e estratégias |
A Voz | Desenvolver os aspectos essenciais da voz; - Experimentar diferentes maneiras de produzir sons. | - Entoar canções infantis; - Trabalhar canções de acordo com os temas a abordar: S. Martinho, Natal, Dia de Reis, Primavera.. |
O Corpo (Jogos de Exploração) | - Desenvolver a música através de percussão corporal; - Desenvolver o sentido rítmico e coordenação motora. | - Acompanhar canções com gestos; - Imitação rítmica; - Utilizar diferentes maneiras de reproduzir sons com a voz e acompanhamento rítmico corporal. |
Jogos de Movimento | - Desenvolver capacidades individuais, sociais e criativas; - Proporcionar às crianças formas de expressar e comunicar o que ouvem. | - Movimentar-se livremente a partir de sons vocais, melodias, canções, etc. |
Experimentação Desenvolvimento Auditivo Criação Musical | - Aprender a escutar e tentar dar nome ao que ouve; - Reconhecer aspectos que caracterizam os sons (altura, intensidade, duração e timbre); - Atender à necessidade de participar em projetos que desenvolvam a criatividade musical. | - Experimentar potencialidades sonoras de certos materiais e objectivos; - Emitir sons graves/agudos, fortes/ fracos, Longos/curtos e as crianças repetem; - Registo de sons com símbolos não convencionais. |
Instrumentos Musicais | - Proporcionais experiências musicais em grupo; - Experimentar potencialidades sonoras de diferentes instrumentos; - Explorar instrumentos musicais simples e complexos. | - Explicação dos instrumentos musicais; - Aprender a tocar individualmente e em grupo; - Praticar canções utilizando o acompanhamento de instrumentos; - Realizar jogos rítmicos com diferentes instrumentos. |
Nota Final
Nas minhas aulas pretendo que as crianças não só aprendam os conceitos que estão a ser abordados mas essencialmente que os vivenciem. As aulas serão dinâmicas e extrovertidas onde os conteúdos serão trabalhados de uma forma lúdica.
As crianças realizarão actividades o mais diversificadas possível (ouvir, cantar, tocar, improvisar, descobrir, identificar, etc) e sobre os mais variados temas.
Serão explorados e utilizados essencialmente os instrumentos convencionais (clavas, pandeiros, bloco de dois sons, maracas, guizos…) bem como instrumentos não convencionais (latas, pedras, conchas, alimentos, etc). Para além dos instrumentos musicais utilizarei variados suportes materiais apelativos que facilitem a compreensão e a memorização das crianças.
A professora, Cláudia Simões